
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Patrimônio de Salvador: Donos da A Cubana contam história da sorveteria mais antiga em atividade do país
Rádio Metropole
Patrimônio de Salvador: Donos da A Cubana contam história da sorveteria mais antiga em atividade do país
Marcos Bouzas e Fernanda Bouzas concederam entrevista ao Jornal Metropole no Ar nesta sexta-feira (26)

Foto: Metropress
A sorveteria A Cubana é patrimônio afetivo de Salvador, conhecida por atravessar gerações e marcar a memória de famílias inteiras. Fundada em 1930 por um exilado político cubano, tornou-se ponto de referência da cidade. Os atuais donos, Marcos Bouzas e Fernanda Bouzas, contaram ao Jornal Metropole no Ar nesta sexta-feira (26) que o que mantém o négocio vivo é responsabilidade de manter viva a tradição.
“É a primeira sorveteria da Bahia, mas é a mais antiga do Brasil em atividade, porque as mais antigas, infelizmente, foram fechando. E esse posto acabou passando pra gente, né? Tá em ótimas mãos. Com certeza, vamos se esforçar pra levar essa tradição aí pra frente, né? Estamos na terceira geração já. 95 anos. É um patrimônio mesmo nosso, né?”, contou Marcos.
Bouzas contou que o fundador chegou ao Brasil no final da década de 1920 e trouxe para Salvador inovações como milkshake e taças americanizadas; anos depois, seu avô, imigrante espanhol, comprou a sorveteria e conduziu o negócio com os irmãos, mantendo a operação familiar.
“Tem muitas histórias antigas dos avós que se conheceram lá, né? E que eram contos de paquera, de encontros. Então, às vezes, não faz nem parte da história do jovem, mas da história da família, né? E essa é a memória afetiva, né? O que vai passando mesmo, de geração pra geração”, completou Fernanda.
Confira a entrevista completa:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.