Rádio Metropole
Emiliano José lança novo livro e ressalta legado político na imprensa: "O jornalismo brasileiro deve muito aos comunistas"

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Otorrino que dispensa cotonete há décadas ensina forma correta de limpar ouvido
O médico recomendou não utilizar cotonetes para a limpeza e contou qual método utiliza

Foto: Metropress/Fernanda Vilas
As hastes com algodão usadas para limpar os ouvidos (ou simplesmente cotonetes) já fazem parte do dia a dia do brasileiro. Mas o que nem todo mundo sabe e especialistas alertam é que o uso desse material pode prejudicar a saúde auditiva. Em entrevista ao Metropole Mais desta segunda-feira (24), o otorrinolaringologista Nilvano Alves orientou evitar o uso dos cotonetes.
"O ouvido tem dois elementos: um elemento externo que é uma cera bem líquida. Só que essa cera, no momento em que ela começa a acumular, empedrar e formar uma rolha de cerume, se você pega um cotonete e toca na rolha, então ela vai cair mais para dentro [do ouvido]", explicou o otorrinolaringologista.
Ao empurrar a cera para dentro do ouvido com o cotonete, o paciente pode acabar perfurando o tímpano, causando lesões, infecções (como otite) e removendo a proteção natural do ouvido
Nilvano, por exemplo, revelou não limpar o ouvido há 69 anos e contou qual a maneira correta de realizar a limpeza. "Eu limpo [o ouvido] para fora, eu acabo o banho e faço uma limpeza no pavilhão. Com a toalha, você pega o dedo e você limpa", completou.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.