
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Conectar Cultural lança livro sobre manifestações culturais e tradicionais do Recôncavo Baiano
Rádio Metropole
Conectar Cultural lança livro sobre manifestações culturais e tradicionais do Recôncavo Baiano
Obra será lançada em São Félix e reúne registros de mais de 100 manifestações culturais mapeadas em cidades do Recôncavo

Foto: Metropress/Fernanda Villas
O projeto Conectar Cultural lançará, no próximo dia 22 de maio, o livro “Conectar Cultural – Recôncavo da Bahia”, publicação que reúne registros de manifestações culturais tradicionais mapeadas em diferentes cidades da região. Em entrevista ao programa Metropole Mais, a gestora do projeto na Bahia, Neusa Martins, afirmou que a iniciativa nasceu com o objetivo de fortalecer a preservação do patrimônio cultural imaterial do estado a partir do Recôncavo Baiano. “Por que não iniciar no Recôncavo da Bahia como caldeirão cultural do Brasil?”, questionou. Segundo ela, o trabalho percorreu os 20 municípios do território ao longo de quase dois anos, identificando manifestações já reconhecidas e outras historicamente invisibilizadas.
De acordo com Neusa, mais de 100 manifestações culturais foram catalogadas durante o mapeamento. Entre elas estão o Bembé do Mercado, em Santo Âmaro, o Samba de Roda de Dona Dalva, em Cachoeira, a Renda de Bilro de Saubara, o Nego Fugido, de |Santo Amaro, a Filarmônica Sanfelixta, as Mulheres Quilombolas do Vale do Acupe e o Samba do Machucador, de Cruz das Almas. “Eles representam esse caldeirão cultural que é o Recôncavo da Bahia”, afirmou. A gestora também destacou o envolvimento dos grupos culturais no projeto. “A maioria dos fazedores de cultura do Recôncavo tem uma atividade de sobrevivência, mas atua na cultura por sentimento de pertencimento, por se sentir parte de uma identidade”, disse.
Segundo Neusa, todas as manifestações mapeadas estarão registradas na publicação, não apenas os grupos contemplados com maior destaque. “Eles se sentem vistos, se sentem parte do processo”, declarou ao comentar a expectativa dos participantes para o lançamento da obra, que reúne fotografias, entrevistas e materiais audiovisuais sobre as tradições culturais do Recôncavo.
O lançamento acontecerá no Centro Cultural Dannemann, em São Félix, com entrada gratuita, sessão de autógrafos e apresentação da Orquestra Baile União. Publicado em português, inglês e espanhol, o livro também contará com versões digital e em audiobook.
Confira na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

