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Governo notifica 20 operadoras de plano de saúde após aumento no índice de rupturas unilaterais de contratos

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Governo notifica 20 operadoras de plano de saúde após aumento no índice de rupturas unilaterais de contratos

Ainda na notificação, a Senacon cita as "situações de vulnerabilidade" de consumidores comunicados em um espaço curto de tempo

Governo notifica 20 operadoras de plano de saúde após aumento no índice de rupturas unilaterais de contratos

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 24 de maio de 2024 às 16:25

Atualizado: no dia 24 de maio de 2024 às 17:39

Operadoras de planos de saúde foram notificadas, nesta sexta-feira (24), após a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, verificar um aumento no índice de rupturas unilaterais de contratos. A Senacon cita no documento uma elevação no registro de Notificações de Intermediação Preliminar (NIPs) – um instrumento da Agência Nacional de Saúde (ANS) para intermediar disputas entre planos e beneficiários.

O assunto foi tema, no dia 25 de abril, de uma matéria do Jornal Metropole, que relatou casos de mães de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista, paralisia cerebral e microcefalia que tiveram coberturas negadas pelas operadoras de saúde ou contratos rompidos unilateralmente.

Ao todo foram notificadas 20 operadoras nesta sexta-feira: Unimed Nacional, Bradesco Saúde, Amil, SulAmérica, NotreDame Intermédica, Porto Seguro Saúde, Golden Cross, Hapvida, GEAP Saúde, ASSEFAZ, Omint, One Health, Prevent Senior, Assim Saúde, MedSênior, Care Plus, Unidas - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde, FenaSaúde - Federação Nacional de Saúde Suplementar, Abramge - Associação Brasileira de Planos de Saúde, Ameplan - Associação de Assistência Médica Planejada.

A secretaria dá um prazo de 10 dias para as operadoras informarem: o número de cancelamentos unilaterais realizados por cada empresa em 2023 e 2024; os motivos para os procedimentos; quantos, entre os beneficiários atingidos, estavam em tratamento e exigem assistência contínua de saúde; quantos, entre os atingidos, eram idosos ou portadores de transtornos globais de desenvolvimento; qual a faixa etária dos clientes que tiveram as apólices canceladas.

Ainda na notificação, a Senacon cita as "situações de vulnerabilidade" de consumidores comunicados em um espaço curto de tempo, "o que impossibilita aos consumidores buscarem alternativas para a situação". "Ademais, cabe destacar os beneficiários que estão em tratamento, seja para câncer, autismo ou qualquer outra situação que exija prestação de assistência contínua ou a longo prazo", diz o governo.