Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Projeto aposta em lâmpadas de LED em pontos de ônibus para inibir violência em Salvador

Cidade

Projeto aposta em lâmpadas de LED em pontos de ônibus para inibir violência em Salvador

Novo programa se soma ao Iluminando Nosso Bairro, que teve o prazo de conclusão ampliado devido à pandemia

Projeto aposta em lâmpadas de LED em pontos de ônibus para inibir violência em Salvador

Foto: Divulgação

Por: Juliana Rodrigues no dia 17 de setembro de 2021 às 11:17

Com o objetivo de melhorar a segurança nos pontos de ônibus de Salvador, a prefeitura lançou nesta sexta-feira (17), em coletiva de imprensa, o programa Meu Ponto Iluminado, que vai reforçar a iluminação com lâmpadas de LED nos locais de espera dos coletivos. O prefeito Bruno Reis (DEM) afirmou que todos os 3,8 mil pontos de ônibus da capital receberão a intervenção.  

"As pessoas reconhecem que segurança pública é atribuição do governo, mas perguntavam se a prefeitura não podia ajudar de alguma forma. Daí entrei em contato com o diretor de iluminação, Junior Magalhães. Com o objetivo de melhorar a segurança dos pontos, trazer mais conforto pro usuário, lançamos o programa de iluminação especial para os pontos de parada", disse o prefeito. Segundo ele, o novo programa se soma ao Iluminando Nosso Bairro, que teve o prazo de conclusão ampliado devido à pandemia. "Já modernizamos 75% da iluminação de Salvador com LED, a previsão anterior era concluir até novembro. Por conta da pandemia, os insumos aumentaram de preço, tivemos que realizar uma nova licitação e vamos concluir a iluminação de 100% da cidade até março. Não vai ter mais nenhuma lâmpada amarela em nossa cidade", acrescentou.

Outra iniciativa anunciada na coletiva é a operação Arcanjo Azul, da Guarda Civil Municipal (GCM), na qual 60 agentes, distribuídos em 20 viaturas, farão rondas em 30 pontos de ônibus. A ação já começa nesta sexta-feira.

O prefeito também tratou sobre outros assuntos, como a suspensão da vacinação de adolescentes sem comorbidades. Bruno Reis se disse contrário à decisão do Ministério da Saúde. "Eu considero uma decisão equivocada. Mas vocês sabem, o prefeito cumpriu todas as decisões, tanto pra vacinar quanto pra não vacinar. Eu não ia manter uma vacinação sem a segurança e o respaldo legal para a população", afirmou o prefeito, acrescentando que a prefeitura aguarda decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para decidir o que fazer.

Bruno Reis afirmou que deve fechar novos leitos Covid-19 na capital baiana, devido à queda dos números de internados e também da regulação. Ele também voltou a dizer que o mês de setembro é decisivo para a prefeitura tomar decisões sobre o Réveillon e o Carnaval de 2022. "Eu quero crer que isso ocorra diante do avanço da vacina, pode ser que a gente chegue até 30 de novembro com todo mundo vacinado", disse.

Questionado sobre as relações que mantém com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o convite que fez ao mandatário para participar de inaugurações dos modais de transporte, Bruno Reis voltou a se dizer independente de "questões ideológicas e partidárias": "Se Bolsonaro quiser vir a Salvador, eu irei recebê-lo, assim como o governador", pontuou.

O prefeito ainda subiu o tom ao comentar a notícia do fim da parceria do banco Itaú com o Cine Glauber Rocha. "Será que o banco Itaú não pode fazer um mínimo esforço pra contribuir com a cidade? Se quiser manter uma boa relação com a prefeitura, o Itaú precisa rever essa posição", disse.