Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Procura por testes de Covid tem aumento de 300% em Salvador, aponta laboratório

Cidade

Procura por testes de Covid tem aumento de 300% em Salvador, aponta laboratório

Em dezembro, a média era de 150 testes diários. Em janeiro de 2022, esse número saltou para 600

Procura por testes de Covid tem aumento de 300% em Salvador, aponta laboratório

Foto: Divulgação/Geovana Albuquerque/Saúde DF

Por: Geovana Oliveira no dia 12 de janeiro de 2022 às 16:29

Com a variante ômicron e a explosão de casos de Covid-19, um laboratório de Salvador registrou aumento de 300% na procura por exames para diagnóstico da doença nos últimos dias. Segundo o diretor médico do Laboratório Jaime Cerqueira, Bruno Cerqueira, em dezembro era realizada uma média de 150 testes por dia, já em janeiro o número subiu para 600 testes diários.

O médico e farmacêutico bioquímico concorda com o comunicado da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) sobre o risco de desabastecimento dos testes, tanto de PCR como de antígeno. "O volume de testagem é muito grande e não é localizado só no Brasil, é o mundo todo fazendo o mesmo teste", afirma. 

Mas sobre a recomendação de testar apenas casos graves, Cerqueira diz que é necessário cuidado. "A recomendação tem que ser bem avaliada, porque é difícil ter esse entendimento de qual vai ser o paciente que vai ser testado. O médico que precisa ter essa habilidade. Acho muito mais viável buscarmos medidas de proteção, como a distribuição de máscaras N95 para todos", explica o diretor. 

"E não temos dúvidas de que se tivéssemos essa responsabilidade social ao longo das festas, com a variante ômicron circulando pelo mundo inteiro, talvez não estivéssemos tendo essa discussão hoje", conclui.