Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Editorial

'Espero que Lula não tente incendiar o país', comenta MK; ouça

"O que é que o governo vai fazer? Vai aceitar placidamente [a soltura de Lula], vai tentar brecar, ou vai fazer o que Eduardo Bolsonaro disse?", questionou Kertész

'Espero que Lula não tente incendiar o país', comenta MK; ouça

Foto: Tácio Moreira / Metropress

Por: Metro1 no dia 08 de novembro de 2019 às 08:22

Em comentário na Rádio Metrópole, Mário Kertész comentou, na manhã de hoje (8), os efeitos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. MK voltou a dizer que a manutenção do dispositivo seria apenas "tirar o sofá da sala" e não resolveria o problema da impunidade. Ao mesmo tempo, ele se mostrou preocupado com os efeitos de uma possível soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quanto à estabilidade política do Brasil.

"Segundo alguns advogados, alguns juristas, [o entendimento do STF] nada mais foi do que cumprir o que determina a Constituição brasileira. As especulações sobre Lula, se sairá imediatamente ou não, podem ir do zero a 360 na mesma intensidade. (...) Agora, imaginem o seguinte: se Lula é solto e de repente... Ele não pode ser candidato, claro, mas ele diz que vai sair viajando pelo país todo para juntar a oposição. O que é que o governo vai fazer? Vai aceitar placidamente isso, vai tentar brecar, vai fazer o que Eduardo Bolsonaro disse? Porque você veja, no Chile os protestos até hoje não pararam. Estão cada dia mais violentos. E na Bolívia também, o couro tá queimando. Será que Lula vai tentar incendiar o país? Espero que não. Desejo que não, porque não é por aí ", avaliou.

MK ainda falou sobre o "fracasso" do leilão do pré-sal e citou a nomeação do ex-diretor do Centro de Artes Cênicas (Ceacen) da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Roberto Alvim, como Secretário de Cultura do Ministério do Turismo, lembrando que ele foi "grosseiro, violento e estúpido" com a atriz Fernanda Montenegro.

Ouça o comentário completo: