Sexta-feira, 02 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

Elites têm 'síndrome de Maria Antonieta' em meio à crise do coronavírus, diz MK

Editorial

Elites têm 'síndrome de Maria Antonieta' em meio à crise do coronavírus, diz MK

"Até quando essa elite nojenta brasileira vai continuar nos humilhando?", questionou Mário Kertész, em comentário na Rádio Metrópole

Elites têm 'síndrome de Maria Antonieta' em meio à crise do coronavírus, diz MK

Foto: Matheus Simoni / Metropress

Por: Metro1 no dia 15 de abril de 2020 às 08:35

Em comentário na Rádio Metrópole, na manhã de hoje (15), Mário Kertész fez duras críticas ao comportamento da elite do Brasil em meio à pandemia do coronavírus. De volta após uma breve pausa, para "tentar colocar a cabeça razoavelmente no lugar", MK voltou a afirmar que uma "síndrome de Maria Antonieta" acomete os "marajás" brasileiros. A expressão é uma referência à personagem histórica, rainha consorte da França, que mantinha hábitos extravagantes enquanto o povo francês sofria com a fome e a crise. Ela acabou guilhotinada em 1793, no contexto da Revolução Francesa.

"O que é que tem isso com os dias de hoje? Tudo. E veja bem, eu não tô falando isso na época somente a partir do que o presidente atual assumiu o governo. Não foi ele quem criou os 14 milhões de desempregados, não foi. Na época do governo de Michel Temer eu dizia o seguinte: e o que é que os nossos marajás fazem? Nada. Quem são esses marajás? Os altos funcionários federais, os nossos congressistas federais, senadores e deputados federais, e o Judiciário que sabe se tratar bem como todo mundo na elite. Não tem melhor nem pior, tudo igual. Insensíveis, imaturos, inadequados à situação que o Brasil vive. (...) Alguns deles tentaram diminuir seus salários. [O presidente da Câmara] Rodrigo Maia fez uma proposta, ninguém quis ouvir falar. O Judiciário diz 'ah, não toque nisso', é um absurdo", criticou.

Citando o artigo do jornalista e escritor Elio Gaspari na Folha de S. Paulo de hoje, MK demonstrou revolta com o "sacrifício" imposto à população no contexto da pandemia e cobrou ajuda aos pequenos empresários por parte do governo.

"Eu acho que nós não podemos ficar calados. Nós não podemos aceitar o sacrifício que está sendo imposto a toda a população, à população mais pobre, pequenos empresários e comerciantes, todos que não pertencem a essa elite, e ao mesmo tempo que eles sofram cada vez mais, a elite continue com todas as vantagens. Até quando? Até quando essa elite nojenta brasileira vai continuar nos humilhando? Até quando o povo vai aguentar essa humilhação, esse sacrifício, esse conformismo? E ninguém me diga que o povo brasileiro é pacífico, porque já tivemos revoluções sangrentas na história do Brasil".

MK também anunciou que, a partir desta semana, a Rádio Metrópole fará uma série de entrevistas com todos os ex-presidentes vivos, de José Sarney a Michel Temer. "Vamos tentar ouvir o que eles pensam, que experiências viveram, que conselhos nos dão, que orientação nos dão, o que acham que está acontecendo. Não estou interessado em ficar todo dia batendo no presidente Jair Bolsonaro, primeiro porque não adianta nada, segundo porque ele foi eleito democraticamente", afirmou.

Confira o comentário completo:

Leia mais:

MK critica autoridades e diz que elas sofrem da Síndrome de Maria Antonieta

MK fala sobre "Síndrome de Maria Antonieta" e prisão de ex-governadores do Rio