Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Tabata Amaral diz que vai à Justiça para sair do PDT sem perder mandato

Política

Tabata Amaral diz que vai à Justiça para sair do PDT sem perder mandato

Deputada que contrariou orientação do partido e votou a favor da reforma da Previdência disse que "não há diálogo" com a legenda

Tabata Amaral diz que vai à Justiça para sair do PDT sem perder mandato

Foto: Reprodução / TV Cultura

Por: Juliana Rodrigues no dia 15 de outubro de 2019 às 13:00

A deputada federal Tabata Amaral disse ontem (14) que entrará com uma ação na Justiça Eleitoral para tentar sair do PDT sem perder seu mandato. A declaração foi dada em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

Tabata afirmou que além dela, outros seis deputados dissidentes na votação da reforma da Previdência, do PDT e do PSB, também deverão mover ações judiciais individuais com a mesma intenção de deixar as siglas sem que sejam enquadrados por infidelidade partidária.

Na entrevista, a deputada ainda disse que "não há diálogo com o PDT", que o partido "não foi leal" e que alguns parlamentares se sentiram alvo de uma exposição partidária "completamente desproporcional".

"O PDT deixou de ser meu partido. Não atuo mais como vice-líder, os projetos que eu tinha em São Paulo foram cancelados. Eu estava construindo esse partido. Tudo isso foi cancelado", afirmou.

Assim como Tabata, outros 18 deputados considerados infiéis pelo PDT e pelo PSB sofreram punições por terem votado a favor da reforma da Previdência, contrariando a orientação dos partidos.

De modo geral, a legislação prevê que o mandato pode ser reivindicado pelo partido caso um deputado queira sair fora da chamada "janela" para a troca de legenda.

Leia mais:

Ciro Gomes espalha fake news para ganhar eleição, diz Tabata Amaral

Após ameaçar expulsão, PDT mantém Tabata em comissões

Cid Gomes contraria Ciro e diz que PDT deveria ter uma 'dose de boa vontade' com Tabata

Aceitar Tabata Amaral no PDT foi um erro, diz Lupi

PDT suspende Tabata Amaral e outros sete que votaram a favor da Previdência

Ciro diz que Tabata faz 'dupla militância' e pede para ela deixar o PDT