Quinta-feira, 07 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

"Não da para banalizar", diz presidente da Alba sobre entrega de honrarias na Casa

Rádio Metropole

"Não da para banalizar", diz presidente da Alba sobre entrega de honrarias na Casa

Ivana Bastos concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta quinta-feira (7)

"Não da para banalizar", diz presidente da Alba sobre entrega de honrarias na Casa

Foto: Taís Lisboa/Metropress

Por: Metro1 no dia 07 de agosto de 2025 às 10:18

Atualizado: no dia 07 de agosto de 2025 às 11:10

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ivana Bastos, destacou, em entrevista à Rádio Metropole nesta quinta-feira (7), a importância de não banalizar as honrarias concedidas pela Casa. Ivana explicou que, antes de sua gestão, havia uma concessão mais liberal de comendas e medalhas, o que, segundo ela, acabava desvalorizando essas homenagens.

"A gente definiu o seguinte: ou você dá uma comenda e uma medalha, ou você dá duas comendas ou você dá duas medalhas", afirmou Ivana, ao explicar a nova regra implementada para garantir maior critério na concessão dessas honrarias.

Segundo a atual presidente da Casa, as comendas e medalhas devem ser atribuídas a pessoas verdadeiramente merecedoras, e o parlamentar que as indica tem o dever de justificar sua escolha, respeitando o significado dessas homenagens. Um levantamento feito a pedido do Metropolítica aponta que somente nos últimos três anos, a Alba concedeu 128 honrarias, quase uma por semana.

Em maio a Mesa Diretora da Casa chegou a apresentar ainda uma proposta para dobrar o número permitidos de cidadão baiano ou das comendas Dois de Julho. Assim, ao invés de uma de ambas as honrarias por sessão, os parlamentares poderiam propor duas, independente de qual. A justificativa para o projeto era a necessidade de atender aos deputados que reivindicavam maior flexibilização das regras.

Confira a entrevista na íntegra: