Rádio Metropole
Sergio Augusto aponta que ato bolsonarista no Congresso e exaltação a Ustra expõem padrão de impunidade e escárnio

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
"Não da para banalizar", diz presidente da Alba sobre entrega de honrarias na Casa
Ivana Bastos concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta quinta-feira (7)
Foto: Taís Lisboa/Metropress
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ivana Bastos, destacou, em entrevista à Rádio Metropole nesta quinta-feira (7), a importância de não banalizar as honrarias concedidas pela Casa. Ivana explicou que, antes de sua gestão, havia uma concessão mais liberal de comendas e medalhas, o que, segundo ela, acabava desvalorizando essas homenagens.
"A gente definiu o seguinte: ou você dá uma comenda e uma medalha, ou você dá duas comendas ou você dá duas medalhas", afirmou Ivana, ao explicar a nova regra implementada para garantir maior critério na concessão dessas honrarias.
Segundo a atual presidente da Casa, as comendas e medalhas devem ser atribuídas a pessoas verdadeiramente merecedoras, e o parlamentar que as indica tem o dever de justificar sua escolha, respeitando o significado dessas homenagens. Um levantamento feito a pedido do Metropolítica aponta que somente nos últimos três anos, a Alba concedeu 128 honrarias, quase uma por semana.
Em maio a Mesa Diretora da Casa chegou a apresentar ainda uma proposta para dobrar o número permitidos de cidadão baiano ou das comendas Dois de Julho. Assim, ao invés de uma de ambas as honrarias por sessão, os parlamentares poderiam propor duas, independente de qual. A justificativa para o projeto era a necessidade de atender aos deputados que reivindicavam maior flexibilização das regras.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.