Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

'Uma luz para todos nós', diz MK sobre Zuza Homem de Mello; ouça

Editorial

'Uma luz para todos nós', diz MK sobre Zuza Homem de Mello; ouça

"O conhecimento profundo de música, a vivência extraordinária... Esse é o único consolo que temos, de ele ter tido uma vida tão longa e tão bonita", afirmou, em comentário na Rádio Metrópole

'Uma luz para todos nós', diz MK sobre Zuza Homem de Mello; ouça

Foto: Arquivo / Tácio Moreira / Metropress

Por: Metro1 no dia 05 de outubro de 2020 às 08:36

Em comentário na Rádio Metrópole, na manhã de hoje (5), Mário Kertész prestou uma nova homenagem ao jornalista, escritor e pesquisador musical Zuza Homem de Mello, falecido ontem (4), aos 87 anos. MK ressaltou a importância do trabalho de Zuza e citou características dele enquanto pessoa, a exemplo da humildade e da alegria.

"Eu me sinto privilegiado de ter conseguido conviver com Zuza em vários momentos, inclusive aqui na Bahia, de ele ter sido comentarista da Rádio Metrópole. É uma honra enorme pra gente ter um comentarista desse nível. Eu fiz várias entrevistas com ele, duas durante a pandemia. Ele da casa dele, ajudado pela companheira dele, Ercília, e eu na minha casa. Várias coisas me encantavam nele. O conhecimento profundo de música, a vivência extraordinária, ele saiu, inclusive, do Brasil, foi para Nova York estudar música, e virou essa figura que fez tanta coisa pela música brasileira. Zuza faleceu aos 87 anos de idade. Esse é o único consolo que temos, de ele ter tido uma vida tão longa e tão bonita. Até o fim, lúcido e forte. Ele estava fazendo três, quatro lives por mês. o sorriso dele, aquela alegria dele. (...) Conversar com Zuza, entrevistá-lo, era uma maravilha. Você podia vir com a tristeza e a depressão que fosse, conversando com ele você se curava na hora. (...) Eu chorei muito. De tristeza e ao mesmo tempo de alegria. Tristeza por não tê-lo mais aqui, e de alegria por ter sido abençoado com a amizade dele e de ver o quanto esse homem simples, que nunca botou banca com ninguém, mesmo sendo famosíssimo, teve uma vida linda. Que exemplo de vida. (...) Pessoas como Zuza, em um momento tão difícil que estamos vivendo, de descrença tão grande no futuro e no presente, são pessoas que dão força à gente de enfrentar isso tudo e continuar na batalha. Zuza é uma luz pra todos nós", afirmou.

MK também comentou o estado de saúde do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, internado com Covid-19. "Trump está no hospital, teve que tomar o oxigêniozinho... Mas não tomou cloroquina, nem água sanitária, engraçado, né? Ao contrário, ele está tomando até um kit experimental. Ele ontem pegou o carro, saiu, deu uma volta para os apoiadores e a imprensa verem que está vivo e bem. (...) Trump tem 74 anos, colesterol alto, pressão alta, se alimenta pessimamente e é gordo. Mas eu desejo sinceramente que ele se recupere. Eu sou contra a pena de morte pro criminoso mais hediondo, por que eu vou desejar a morte de uma pessoa só porque não concordo com as posições políticas dela?", disse.

Ouça o comentário completo:

Leia mais:

Zuza Homem de Mello morre em São Paulo, aos 87 anos

Relembre comentários e entrevistas de Zuza Homem de Mello à Metrópole

MK lamenta morte de Zuza Homem de Mello: 'Uma vida totalmente dedicada à música'

Em plena atividade, Zuza Homem de Mello participou de lives sobre música; veja

Artistas lamentam morte de Zuza Homem de Mello