
Política
'Pior resultado que o racismo é capaz de produzir', diz Olívia Santana sobre presidente da Fundação Palmares
Deputada cita obra do psiquiatra Frantz Fanon, que analisou as consequências psicológicas da colonização e aborda a manipulação racista

Foto: Tácio Moreira/Metropress
A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) declarou hoje, ao Metro1, que o novo presidente da Fundação Palmares, Sergio Nascimento de Camargo, é o "pior resultado que o racismo é capaz de produzir", já que se trata de uma pessoa negra que incorpora o racismo.
Ela cita a obra do psiquiatra Frantz Fanon, que analisou as consequências psicológicas da colonização e aborda a manipulação racista.
"Sérgio Camargo é o pior resultado que o racismo é capaz de produzir, que é invadir a mente do oprimido e fazer essa alteração, essa manipulação. Sempre quando vejo esse rapaz, lembro do que diz Frantz Fanon, que escreveu nos anos 50 um livro chamado 'Peles Negras, Máscaras Brancas', que falava do que o sistema racista é capaz de fazer com a população negra, porque nos atinge em todas as dimensões, inclusive na dimensão psicológica", lembra a parlamentar.
Olívia afirma que, com isso, Sergio Camargo acaba incorporando e agindo a favor do sistema racista.
"Infelizmente, algumas pessoas sucumbem ao racismo de maneira muito vil, que é incorporar e legitimar o racismo. Portanto, uma pessoa negra que incorpora o racismo vai agir no sentido de sabotar seus irmãos e seus iguais, de negar direito a igualdade, porque se sente como alguém que é inferior e precisa agir a favor desse sistema que é contraditoriamente de dominação", argumenta.
Para a deputada, ele é "desserviço à Fundação Cultural Palmares e à população negra brasileira".
"A luta contra o racismo não interessa apenas a nós, negras e negros, mas interessa o país. O país precisa se resolver em relação a essa questão, que nos perturba até os dias atuais. Em pleno século XXI, ainda temos que conviver com o racismo, em um país que teve mais de 350 anos de relações escravocratas e coloniais", critica.
A parlamentar acredita ainda que o chefe da fundação serve como uma linha de transmissão do governo do presidente Jair Bolsonaro.
"Bolsonaro precisa do caos e da polêmica para governar. Ele se alimenta disso. É um governo que não tem projeto de país, ele quer divir e fragmentar. Ele quer de fato estabelecer uma paisagem caótica no brasil e Sergio Camargo se insere nisso. Não devemos só julgar o que ele fala, porque, enquanto ele fala, Bolsonaro e (o ministro da Economia Paulo) Guedes vão continuar operando maldades que são estruturais, que vão causar danos no Brasil inteiro, com as medidas da economia, que têm retirado recursos da educação, da ciência e da tecnologia. Estamos vivendo uma pauta de subdesenvolvimento acelerada no Brasil", condena.
Parecer
A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão emitiu um parecer que endossa manifestação do PSOL contra a nomeação de Sergio Nascimento de Camargo, além de pedir a responsabilização por improbidade administrativa do ministro-chefe da Casa Civil substituto, Fernando Wandscheer de Moura Alves, responsável pela nomeação.
Nas redes sociais, o novo presidente da Fundação Palmares é contrário ao movimento negro, nega a existência do racismo no país e já atacou personalidades negras, como a vereadora Marielle Franco e a atriz Taís Araújo.
Leia mais:
Novo presidente da Fundação Palmares nega existência de racismo
Novo chefe da Fundação Palmares é prova que Brasil está 'no fundo do poço', diz MK; ouça
Coletivo de Entidades Negras pedirá anulação da nomeação de presidente da Palmares
'Não conhece a história do negro', diz Benedita sobre novo presidente da Fundação Palmares
'Quem é você que não sabe o que diz?', diz Martinho a presidente da Fundação Palmares
'Nomeação do novo presidente da Palmares é reflexo do governo racista', avalia titular da Sepromi
Personalidades da cultura negra criticam novo presidente da Fundação Palmares
'Vergonha desse capitão do mato', diz irmão do presidente da Fundação Palmares
Cúpula da PGR não vê elementos jurídicos para anular indicação de chefe da Fundação Palmares
Manifestantes fazem protesto na Fundação Palmares contra novo presidente
'Estou estarrecida', diz subprocuradora-geral da República sobre presidente da Fundação Palmares
Alvim diz que protesto na Fundação Palmares é 'ilegal'; especialistas contestam
PGR recebe representação contra novo presidente da Fundação Palmares
“Novo presidente da Fundação Palmares não é um ‘irmão'”, afirma Silvio Almeida
‘Novo presidente da Fundação Palmares é legalmente incompatível com o cargo’, diz Edvaldo Brito
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.